VENDAS, LIDERANÇA E GESTÃO EM VAREJO

COMO SE PREPARAR PARA ENTREVISTAS E ACERTAR NAS CONTRATAÇÕES

Está cada vez mais difícil encontrar pessoas qualificadas para trabalhar no varejo. Esta é uma das reclamações mais comuns entre os lojistas. É fato que é cada vez menor o número de pessoas que almejam trabalhar no comércio, são poucos os jovens que sonham em seguir carreira no varejo.

Formar uma equipe de sucesso é um grande desafio para os gestores atuais. Todos buscam resultados positivos, mas não poderemos ter resultados acima da média com colaboradores abaixo da média.

Para formar uma grande equipe e contratar bons profissionais precisamos acertar nas ENTREVISTAS.

É importantissimo estar bem-preparado para as entrevistas. Mas na verdade poucos gerentes recebem treinamento para esta atividade. Assim muitos se baseiam na sua própria experiência e intuição, o que também é importante. Mais precisamos de mais para obter sucesso nas entrevistas, vejamos alguns pontos:

Evite interrupções durante a entrevista. Demonstre respeito pelo candidato e mantenha sua atenção durante a entrevista. Principalmente se tiver mais entrevistas no mesmo dia.

Faça regularmente. Defina dias e horários especificos para as entrevistas. Escolha um dia e horário para fazer as entrevistas, semanalmente. Assim você mantém foco neste aspecto e estabelece ordem para esta função.

Escolha do local. Certifique-se que o local seja profissional e agradável. Evite fazer entrevistas em locais com muito fluxo de pessoas. Fazer a entrevista num escritório ou mesmo em uma sala de reuniões demonstra mais profissionalismo do que fazer na praça de alimentação ou no cafezinho da esquina.

Seja pontual. Evite fazer o candidato esperar muito tempo. Se cobramos tanto a pontualidade em nossa loja, devemos a gentileza de atendê-lo na hora marcada. E não seja arrogante em não se preocupar com seu próprio atraso, o tempo do candidato é tão importante quanto o seu.

Você também esta sendo analisado. Existem dois lados. Observe o nível de interesse do candidato em causar uma boa impressão, e faça tudo que puder para causar uma ótima impressão tanto sua, como da sua empresa.

Seja gentil e deixe o candidato falar. Não use uma postura autoritária e permita que o candidato se revele e fale bastante. Quando o candidato fala sobre assuntos não relacionados ao trabalho, você está conhecendo a pessoa e não apenas o candidato. Lembre-se que o entrevistador conduz a entrevista com perguntas, mas é o candidato quem deve falar mais.

Conheça o candidato. Novamente enfatizo: é o candidato que mais deve falar. Busque conhecer mais o lado pessoal de cada candidato. Saiba o que o candidato busca para seu futuro e se tem metas definidas. Perceba se ele gosta de relacionar-se com pessoas, tem objetivos e se tem “brilho nos olhos”. Quando um candidato mostra essa vontade e sabe aonde quer chegar, geralmente é bem-sucedido em sua carreira. 

Estes pontos devem ajudá-lo numa boa preparação para as entrevistas.

Fique atento que nos próximos artigos vou falar sobre perguntas importantes para fazer em uma entrevista.

Bom trabalho e boas contratações!

Edson Moura

 

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA. www.edsonmoura.com

 

 

 

 



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Buscar no Blog

_B5C6216

Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país.

Foi vendedor, gerente e supervisor de loja.

Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz!

Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching.

É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.

EDSON MOURA

Edson5
Livros Edson

Edson Moura tem mais de 10 anos de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Com um ascensão incrível, de estoquista a supervisor comercial, obteve resultados excelentes nas empresas por onde passou.
É fundador, diretor e principal treinador da E-Leader Consultoria e Treinamento.

Edson Moura é considerado um palestrante dinâmico e criativo. Um dos poucos treinadores do país que realmente atuou no comércio. Um verdadeiro apaixonado por vendas e em liderar equipes. Famoso por inspirar pessoas através das suas palestras e treinamentos, fazendo a todos obterem o melhor de si.

Saiba mais sobre Edson Moura:
⇒ Autor dos livros LIBERTE SEU PODER e PRÁTICAS DE LIDERANÇA.
⇒ Empresário Consultor de varejo e Fundador da E-Leader Consultoria e Treinamento.
⇒ Como Gerente foi constantemente classificado entre os melhores de sua região. Atuando por uma das maiores redes do varejo nacional ganhou o prêmio de gerente Nº 1 do país.
⇒ Liderou e treinou várias equipes de venda. formando vários profissionais do varejo atual, de Gerentes a Supervisores.
⇒ Master Coach e Mentor. Formado em Coaching Mentoring e Holomentoring do Sistema ISOR®.
⇒ Como Supervisor Comercial aperfeiçoou suas habilidades de liderança no planejamento de organizações e em ações comerciais.
⇒ É um eterno estudante sobre liderança, coaching, PNL, formação de equipes e vendas.
⇒ Atualmente presta consultoria corporativa e ministra treinamentos de liderança, gestão, comunicação e vendas.

Por favor insira seu nome
Please enter a subject.
Por favor insira a mensagem

© 2016 · E-LEADER CONSULTORIA E TREINAMENTO. Todos os direitos reservados. 

+55 47 9955-2969 - edson@edsonmoura.comwww.edsonmoura.com.br