VENDAS, LIDERANÇA E GESTÃO EM VAREJO

COMO USAR MINI REUNIÕES PARA MOTIVAR SUA EQUIPE

As reuniões podem ser uma excelente ferramenta de gestão. Mas para muitos gerentes de loja nem sempre é possível realizar reuniões formais com toda a equipe. Reunir todos fora do horário de trabalho pode ser um desafio. Muitas vezes também precisamos transmitir uma estratégia imediata, que não pode esperar para o dia seguinte.

Nestes casos o gerente pode fazer MINI-REUNIÕES.

Estas são reuniões mais curtas (chamadas também de “reunião ao pé da escada”) com duração de até 10 minutos.

O melhor horário para fazer esta reunião é geralmente de manhã, ou no início de cada turno, juntando a equipe e abordando o que deve ser realizado naquele dia.

Muitos colaboradores vêem as reuniões como perda de tempo (e muitas vezes são mesmo). Isso acontece pela pauta em si ou pela forma que o gerente conduz a reunião.

Reunião desmotivacional_Edson Moura

Muitos gerentes usam as mini-reuniões para falar de problemas, de assuntos negativos ou simplesmente para dar broncas em público. Isso serve para a equipe sair mais desmotivada do que quando entrou. Use essa ferramenta para transmitir uma nova estratégia, motivar a equipe, acompanhar indicadores e fazer sua loja vender mais.

Em minha carreira como gerente e supervisor sempre aproveitava as oportunidades para fazer mini-reuniões. Eu chamava todos “ao pé da escada” ou em um local onde poderíamos visualizar os clientes que entravam pela porta. Neste ambiente descontraído eu aproveitava para:

  • MOTIVAR E DAR AQUELE “GÁS EXTRA” NA EQUIPE (principalmente no fim de mês para alcançar a meta).
  • INFORMAR ALGUMA AÇÃO OU PROMOÇÃO IMEDIATA. Muitas vezes temos uma promoção ou desconto que não pode esperar até o dia seguinte.
  • FALAR SOBRE ESTATÍSTICAS E INDICADORES (sempre de uma forma motivadora, mostrando que estávamos perto e como iríamos bater a meta).
  • PARABENIZAR OU RECONHECER ALGUÉM EM PÚBLICO. Fazia isso com o melhor colaborador do mês ou da semana (este poderia ser o estoquista, as caixas ou mesmo o melhor vendedor). Assim todos se esforçavam para serem reconhecidos na próxima reunião.
  • COMEMORAR AS METAS ATINGIDAS. Você pode reunir sua equipe e simplesmente parabenizá-los pelo bom desempenho na semana ou mês anterior. Eu tinha o costume de comprar um simples chocolate para cada colaborador. Este simples ato de reconhecimento criava um clima descontraído e motivador.

Mini_reunião_Edson Moura

Uma boa gestão envolve inspirar e motivar seus colaboradores. Use a estas mini-reuniões para MOTIVAR sua equipe. Faça isso sempre que necessário e você logo perceberá o aumento na produtividade e a satisfação dos seus colaboradores!

Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA. www.edsonmoura.com

 



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Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país.

Foi vendedor, gerente e supervisor de loja.

Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz!

Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching.

É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.

EDSON MOURA

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Livros Edson

Edson Moura tem mais de 10 anos de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Com um ascensão incrível, de estoquista a supervisor comercial, obteve resultados excelentes nas empresas por onde passou.
É fundador, diretor e principal treinador da E-Leader Consultoria e Treinamento.

Edson Moura é considerado um palestrante dinâmico e criativo. Um dos poucos treinadores do país que realmente atuou no comércio. Um verdadeiro apaixonado por vendas e em liderar equipes. Famoso por inspirar pessoas através das suas palestras e treinamentos, fazendo a todos obterem o melhor de si.

Saiba mais sobre Edson Moura:
⇒ Autor dos livros LIBERTE SEU PODER e PRÁTICAS DE LIDERANÇA.
⇒ Empresário Consultor de varejo e Fundador da E-Leader Consultoria e Treinamento.
⇒ Como Gerente foi constantemente classificado entre os melhores de sua região. Atuando por uma das maiores redes do varejo nacional ganhou o prêmio de gerente Nº 1 do país.
⇒ Liderou e treinou várias equipes de venda. formando vários profissionais do varejo atual, de Gerentes a Supervisores.
⇒ Master Coach e Mentor. Formado em Coaching Mentoring e Holomentoring do Sistema ISOR®.
⇒ Como Supervisor Comercial aperfeiçoou suas habilidades de liderança no planejamento de organizações e em ações comerciais.
⇒ É um eterno estudante sobre liderança, coaching, PNL, formação de equipes e vendas.
⇒ Atualmente presta consultoria corporativa e ministra treinamentos de liderança, gestão, comunicação e vendas.

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